sábado, 1 de outubro de 2011

Carlão traz secretário da Saúde para conhecer situação da Santa Casa












O secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, esteve em Votuporanga na noite de sexta-feira, dia 30, a convite do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), para conhecer a situação da Santa Casa. O secretário chegou por volta das 18 horas, depois de visitar unidades de saúde de Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul, e foi conhecer o AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
No AME, o prefeito Júnior Marão fez um relato, ao secretário, de todo o processo de revitalização da Santa Casa, que estava prestes a fechar e se transformou em um hospital modelo para todo o Brasil. Também o deputado Carlão falou, na tentativa de sensibilizar o secretário de que é necessário aumentar o teto do SUS e repassar mais recursos para as santas casas e hospitais filantrópicos.
O diretor financeiro do hospital, Luiz Antonio Gazoto, fez uma explanação da situação financeira da instituição. Na radiografia, Gazoto informou que 60% dos atendimentos da Santa Casa são de pacientes do SUS e os outros 40% de convênios e particulares. Por conta disso, o hospital acumula um déficit de aproximadamente R$ 8 milhões e necessita de recursos urgentes dos governos federal e estadual.
Em resposta, o secretário Giovanni destacou que o governo está revendo uma série de procedimentos e que pretende aumentar o teto do SUS. Prometeu também uma ajuda financeira, sem revelar o valor, porém, avisou que não dará para cobrir todo o déficit.
O titular da Pasta da Saúde estadual ainda sugeriu uma mobilização da sociedade para cobrar, com mais veemência, do governo federal, o repasse de recursos para a Saúde, pois o gasto da União com o setor fica em torno de apenas 12%, enquanto que o Estado está investindo 15% e os municípios mais de 20% da arrecadação.
Carlão e Marão ainda informaram ao secretário que a Santa Casa administra os AMEs de Votuporanga, Jales e Santa Fé, e ainda cuida dos consultórios municipais da cidade. O secretário estadual de Gestão Pública, Júlio Semeghini, também presente, deu seu testemunho do trabalho positivo realizado pelo grupo que mudou a Santa Casa.
Logo em seguida, Giovanni Guido visitou todas as instalações da Santa Casa, a convite do provedor Luiz Fernando Liévana, e ficou encantando com a revolução feita em Votuporanga. O secretário retornou para São Paulo convicto de que o plano de gestão da Santa Casa é modelo para o restante do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário