quinta-feira, 29 de março de 2012

Deputado Carlão Pignatari comenta queda de 93% nos casos de dengue em São Paulo

O Estado de São Paulo está cuidando melhor de sua saúde. O número de casos de dengue no Estado caiu 93% em 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE) foi anunciado nesta quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin.
Grande defensor de implantação de mais recursos para a saúde, o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) comentou que a queda é resultado do engajamento de todos: Governos federal e do Estado, Sucen, prefeituras, informação, trabalho dos meios de comunicação e participação da sociedade.
Segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira, de janeiro até a última semana os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), 2.253 casos autóctones (com transmissão dentro do Estado) de dengue. No mesmo período do ano passado houve 32.579 casos confirmados da doença.
O governo informou que a Secretaria da Saúde trabalha, primordialmente, com diagnósticos sorológicos de dengue, realizados por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz. A queda ocorre apesar da entrada do vírus do tipo 4 da dengue no Estado, em 2011.
Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora. São Paulo iniciou na última segunda-feira uma Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue. São 25 mil agentes de controle de vetores trabalhando em todo o Estado. Cada município programou suas atividades, que acontecem até dia 30 de março, sexta-feira, e em alguns locais até sábado.
“Todos devem estar atentos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os criadouros nos fundos de quintais. A saúde não é obtida apenas com medicamentos, mas, principalmente com atos de prevenção que ajudam a evitar doenças. E isto a nossa população vem fazendo com muita responsabilidade”, comentou o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário