sábado, 31 de março de 2012

Deputado Carlão Pignatari participa do Encontro Estadual Programa Município Verde Azul

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participa nesta segunda-feira (dia 2) do 4º Encontro Estadual Programa Município Verde Azul, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na oportunidade, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, anunciarão o ranking ambiental dos municípios paulistas do Programa "Município Verde Azul" em 2011.
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, estimula ações locais e avalia o desempenho das cidades ano a ano. Votuporanga vem recebendo o selo desde quando Carlão era prefeito do município.
O programa teve a participação de 485 prefeituras e cerca de 150 municípios receberão certificados. Isso significa que mais de 20% das cidades paulistas alcançaram médias acima de 80 - em avaliação que varia de zero a 100 - e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
Conferido às prefeituras que priorizam ações ambientais, o certificado de ‘Município Verde Azul’ resulta na destinação de recursos para investimento em projetos ambientais estratégicos. Os municípios recebem notas de zero a 100, e para obter o certificado devem ter média acima de 80.
O deputado Carlão Pignatari tem incentivado os prefeitos e gestores ambientais da região Noroeste Paulista a aderir ao programa, observando as diretrizes de preservação do meio ambiente. “Se todos fizerem um pouco será o suficiente para mantermos o planeta mais limpo de poluição, deixando-o mais saudável para as gerações futuras”, recomenda o deputado.
O desempenho é avaliado em dez diretivas – esgoto tratado, lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Serão também concedidos prêmios aos municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas, aos interlocutores municipais mais ativos e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas que contribuem com o ambiente.
O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Também será reeditado o "Prêmio Franco Montoro" para os 22 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem na tarefa de proteger o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário