quarta-feira, 18 de abril de 2012

Deputado Carlão Pignatari propõe transformação de Votuporanga em Estância Turística

Governo vai criar novas estâncias turísticas em todo o Estado; deputado propôs benefício também para Palestina e Andradina

Votuporanga poderá ser transformada em estância turística em 2012. A proposta é do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) que apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, atualmente existem 67 estâncias turísticas no Estado de São Paulo, porém, o governo vai abrir processo para transformar outras 300, obedecendo uma ordem de escala conforme a vocação de cada município. O deputado está propondo ainda o benefício para as cidades de Andradina e Palestina.
Durante entrevista coletiva, ao lado do prefeito de Votuporanga, Júnior Marão, e do presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, Carlão explicou que Votuporanga reúne características especiais para alcançar a condição de Estância Turística.
Em sua justificativa ao projeto, o deputado votuporanguense diz que “a cidade possui diversos pontos turísticos históricos, como a Igreja Nossa Senhora Aparecida, cuja construção belíssima com suas torres em estilo gótico e uma nave central que abriga belíssimas pinturas religiosas, guarda uma raridade conhecida por poucos, os sinos da torre”.
Carlão acrescenta que “a região é rica no cultivo de cana de açúcar, onde existem vários produtores de cachaça artesanal. O mais conhecido é o Engenho Milagre de Santo Antônio”, cita.
Ainda constam do projeto de transformação de Votuporanga em estância turística, outros pontos de visitação, como a Concha Acústica, o Horto Florestal e o Monumento Tori, construído em homenagem a imigração japonesa.
O deputado também aponta o Museu Municipal Edward Coruripe Costa, “constituído de acervo histórico, geográfico e artístico de Votuporanga, representados em forma de espaços temáticos facilitando a compreensão do visitante”.         
Relata que “na Praça São Bento acontece todas as semanas uma feira livre, que é um referencial no turismo da região, oferecendo aos seus visitantes uma grande variedade de produtos, serviços e lazer. A Feira de Artesanato realizada na Praça da Matriz também é outra atração turística, no local é exposta toda a produção artesanal da cidade”, acrescenta. Carlão ainda lembra de um dos maiores eventos da cidade, o Carnaval, “que atrai pessoas de todo o país. Votuporanga é sede de uma das maiores micaretas do Brasil, o Carnavotu, realizado em novembro e mais uma vez reúne milhares de foliões”.
Para encerrar, Carlão comenta sobre o Festival Literário de Votuporanga (FLIV), lançado em 2011, uma releitura da Feira do Livro que acontecia na cidade desde 2006. “O FLIV faz parte do projeto “Manifesto por um Brasil Literário”, iniciativa de um grupo de instituições envolvidas com a leitura no país, iniciado durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2009”, diz.
Para Carlão, “transformar Votuporanga em Estância Turística permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece e permitirá a intensificação do desenvolvimento do Noroeste Paulista, gerando emprego e renda que a região tanto necessita”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário