segunda-feira, 30 de julho de 2012

Deputado Carlão Pignatari prega maior valorização do protudor rural em comemoração

Deputado participou de evento em comemoração do Dia do Agricultor, organizado pela CATI de Votuporanga



O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, no último sábado, da comemoração do dia do agricultor em Votuporanga. Em seu pronunciamento, Carlão ressaltou a dedicação dos agricultores da região em estar diariamente buscando tecnologias para conquistar maiores produtividades nas culturas e maior renda. Argumentou que o Brasil teve um grande avanço econômico por causa da agricultura e, por isso mesmo, “é preciso valorizar os agricultores, que lutam contra todas as intempéries para sobreviver, superando todas as dificuldades com muito sacrifício”.
O evento foi organizado pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão vinculado à Secretaria estadual de Agricultura. Compareceram para a celebração da data, no salão de conferências da Unifev (campus Norte), aproximadamente 400 pessoas. A coordenação foi do engenheiro agrônomo Carlos Alberto De Luca, diretor regional da CATI.
O Dia do Agricultor foi instituído no Brasil a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 28 de julho de 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, por meio de decreto, considerando que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país.
Carlão falou ainda de uma das mais fortes culturas da região Noroeste e do Estado de São Paulo, a seringueira. “Uma empresa de grande porte do ramo de pneus está tentando convencer o governo federal a reduzir as taxas de importação da borracha que vem da Ásia. Isso, para nós paulistas, será uma calamidade, já que São Paulo é o maior produtor de borracha do País e a redução dessas taxas significará uma queda de pelo menos 20% no preço da nossa borracha. Temos que reagir”, alertou o deputado Carlão.

Polo de seringueira
O agrônomo Carlos Alberto De Luca informou que o deputado Carlão também está trabalhando junto ao Governo do Estado a possibilidade de instalação de um Polo Regional do Noroeste Paulista, um centro de excelência em seringueira, em Votuporanga. Carlão argumentou que a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) de Votuporanga já possui técnicos capacitados.
Para o deputado, como a região Noroeste Paulista desponta como grande produtora de seringueira, a instalação de um centro de excelência para maior desenvolvimento e oferecimento de tecnologias avançadas aos produtores, seria um avanço muito grande para o Estado, principalmente na geração de novas fontes de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário