quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carlão discute crise da avicultura em audiência pública


O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou na tarde de terça-feira (dia 28), na Assembleia Legislativa, da Audiência Pública com a presença do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Erico Antônio Pozzer, que relatou sobre as dificuldades pelas quais o setor está passando.
Pozzer falou da disparada dos preços do milho, da soja e do farelo, combinada com a redução da oferta de crédito, que provocou uma crise para a avicultura brasileira. Por conta disso, o total de demissões foi de 3.650.

Hoje, no Estado de São Paulo, segundo o presidente da APA, são gerados mais de 50 mil empregos diretos. “O problema atinge desde os criadores integrados, até os frigoríficos, que já demitiram cerca de 6 mil trabalhadores nos últimos três meses, reduziram a produção em 10% em julho e agosto e logo devem repassar o aumento de custos aos consumidores”, disse o presidente.
Conforme Erico, a mudança dessa situação em relação ao primeiro semestre deveu-se à "estiagem imprevista" nos Estados Unidos, que gerou uma corrida dos importadores pela soja e pelo milho, produzidos no Brasil. Os preços da soja subiram 80 por cento e os do milho 40 por cento no Brasil nos últimos seis meses. Os dois insumos representam mais de 60 por cento do custo total de produção.
O deputado Carlão Pignatari disse que esse é um problema nacional, é um compromisso de todos. “Precisamos pedir ajuda ao governador Geraldo Alckmin para que nos ajude a encontrar uma solução para esta crise, o governo precisa adotar medidas urgentes de apoio ao setor. No município de Votuporanga este ramo é o quarto maior gerador de impostos da cidade e isso é muito representativo para toda a região Noroeste Paulista”, disse Carlão.
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Barroz Munhoz vai marcar uma audiência urgente com o governador Geraldo Alckmin e com os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Itamar Borges (PMDB), José Zico Prado (PT) e Vitor Sapienza (PPS).
A audiência contou ainda com a presença dos deputados José Zico Prado (PT), Itamar Borges (PMDB), o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp), Melquiades de Araújo, e o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento , Fernando Buchala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário