segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Carlão cumprimenta governo do Estado por apoio às Apaes

Carlão com o secretário estadual de Educação, Prof. Herman Voorwald
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) aplaudiu a iniciativa do governo do Estado de São Paulo pelo auxílio que está dando às entidades assistenciais de educação especial, como as Apaes (Associações de Pais e Amigos do Excepcionais). Nesta sexta-feira (dia 6), o secretário estadual de Educação, Prof. Herman Voorwald, assina decreto autorizando a liberação de veículos para o transporte escolar dessas entidades.
O decreto do governo do Estado contrapõe-se à Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que pode ser responsável pelo fechamento das Apaes, fato que tem causado indignação em todo o País. Segundo o texto do governo federal, até 2016 haverá o congelamento das matrículas nas escolas especializadas sem fins lucrativos, e a partir da data as Apaes não receberão mais recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o que levaria ao fechamento das Associações por falta de financiamento. Os alunos especiais seriam enviados para escolas regulares.
Os representantes das Apaes revelam que as escolas que são mantidas pelas Apaes prestam um serviço exclusivo e de excelência para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“É um absurdo o que o governo federal quer fazer. Está tentando acabar com instituições que vêm se dedicando e prestando atendimento especializado a pessoas com algum tipo de deficiência e que necessitam de educação especial. O governo de São Paulo, com a doação desses veículos, dá um exemplo de dignidade e mostra que é preciso tratar essas entidades de maneira especial, pois são locais frequentados por pessoas que merecem muito carinho e atenção”, disse o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário