sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Deputado Carlão Pignatari lidera consórcio de municípios em busca de soluções ambientais


O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) liderou grupo de prefeitos que formam o Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, em audiência, na tarde desta quarta-feira (dia 11), com o secretário de Estado Bruno Covas, do Meio Ambiente.
Estiveram presentes os prefeitos de Pontes Gestal, David de Souza Batista; Américo de Campo, Maria Fernandes Vilar Raglio; Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil; Álvares Florence, Calimério Luiz Corrêa Sales; Parisi, Oclair Barão Bento; e o Gestor de Meio Ambiente de Votuporanga, Gustavo Gallo Vilela.
Os prefeitos estão solicitando a liberação de recursos para a construção de um barracão em cada município, para a instalação de um Ecotudo, para a correta destinação de resíduos sólidos, conforme prevê a Lei Federal 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O secretário Bruno Covas fez uma contraproposta ao consórcio, sugerindo que cada município faça um levantamento minucioso do que realmente precisa, para que a Secretaria possa tomar as providências. De acordo com Covas, cada município tem uma vocação diferente e, portanto, pode gerar resíduos diferentes, o que demanda soluções individuais.
O modelo de Ecotudo reivindicado pelos prefeitos já funciona em Votuporanga, que serve de referência para diversos municípios do País. O local atende 24 horas por dia, recebendo todo tipo de material: resíduos sólidos, entulhos de construção, podas de árvores, óleo de cozinha, animais mortos, móveis velhos, roupas, sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, e vários outros, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum. Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material.

Segundo o deputado Carlão Pignatari, os prefeitos do grupo integrado vão se reunir para discutir as soluções e apresentar os projetos ao secretário Bruno Covas. “Demos o primeiro passo, que é mostrar a preocupação dos municípios com a destinação correta dos resíduos sólidos. Agora, depende de cada município definir qual a melhor solução para si próprio”, disse o deputado Carlão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário