sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Deputado Carlão Pignatari incentiva agricultura familiar com o PPAIS para a região









O deputado estadual Carlão Pignatari quer fomentar a agricultura familiar com a adesão de micros e pequenos produtores rurais ao PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social), um programa do governo do Estado. Nesta sexta-feira (dia 25), aconteceu o lançamento do programa na Câmara de Votuporanga, com a presença de quase cem pessoas, entre prefeitos, vereadores, técnicos e produtores rurais.
A mesa principal dos trabalhos foi composta pelo deputado Carlão; prefeito Junior Marão; Eliezer Antônio Casali; presidente da Câmara; Marco Pilla, diretor do Itesp (Fundação Instituto de Terras) e responsável pela palestra explicativa; Carlos Alberto De Luca, diretor do EDR/CATI – Votuporanga; José Emílio Menóia, presidente do Sindicato Rural de Votuporanga; e Giane da Silva Conhalato, coordenadora ETEC Votuporanga, que estava acompanhada de diversos alunos da escola.
Estiveram presentes também os prefeitos de Meridiano, Aristeu Baldin;
Palmeira d'Oeste, Luciano Saparapani; Vitória Brasil, Ana Lúcia Módulo; Pontalinda, Elvis Carlos de Souza; e Dirce Reis, Roberto Carlos Visoná. Ainda marcaram presença representantes dos municípios de Adolfo, Álvares Florence, Ilha Solteira, Palmeira d'Oeste, Cosmorama, Vitória Brasil, São João das Duas Pontes, Tanabi, Cardoso, Monte Aprazível, Mesópolis, Macedônia, Américo de Campos, Meridiano, Sebastianópolis do Sul, Parisi, Magda e Aspásia.
O PPAIS foi criado em outubro de 2011 e visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O programa faz com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar, permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.
Marco Pilla falou sobre as vantagens do Programa, anunciando que o teto anual para cada família, que é de R$ 12 mil, passará para R$ 22 mil a partir de janeiro de 2014. O governo adquire os produtos da agricultura familiar - frutas, verduras, legumes e outros alimentos – e destina para a produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições.
Carlão destacou que o PPAIS oferece oportunidades para melhorar a vida das pessoas. “É um program de extrema importância, que vai ajudar muito os pequenos e micros produtores rurais. Votuporanga e região dão um grande passo com esse programa, que vem para contribuir na geração de renda”. De acordo com Carlão, o PPAIS é um instrumento que demonstra muito respeito à agricultura familiar. “Infelizmente, o País não possui uma política para auxiliara agricultura e o PPAIS vem para suprir essa falha”, completa o deputado.
Carlão orienta que todos os agricultores familiares podem participar, basta comparecer às Casas da Agricultura da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e solicitar a expedição da Declaração de Conformidade ao PPAIS (DCONP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário