sexta-feira, 18 de outubro de 2013

No Aquishow, deputado Carlão Pignatari pede mais facilidade para licenciamento de tanques-rede

Deputado participou da abertura do Aquishow em Santa Fé do Sul, com a secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi









O deputado estadual Carlão Pignatari defendeu maior facilidade para o licenciamento de tanques-rede para criação de peixes nos rios da região Noroeste Paulista. Carlão participou, nesta quinta-feira (dia 17), da abertura do IV Aquishow, realizado no Complexo Turístico, Cultural e Histórico Roberto Rollemberg, na Estância Turística de Santa Fé do Sul.
O evento teve a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, do prefeito da cidade, Armando Rossafa Garcia, da vice Elena Rosa; do coordenador da Cati, José Carlos Rosseti; do diretor do Instituto de Pesca, Edison Kubo; dos deputados estaduais Zico Prado e Sebastião Santos; prefeitos e vereadores da região, piscicultores, pescadores, trabalhadores em geral, técnicos que atuam na pesquisa, extensão rural, assistência técnica e na assessoria técnica a empresas e pisciculturas.
Carlão manifestou-se indignado com a dificuldade encontrada pelos piscicultores para a instalação de tanques-rede, propondo que seja tomada uma atitude em conjunto para modificar a legislação ambiental. De acordo com o deputado, “São Paulo produz, atualmente, 80 mil toneladas de pescado por mês e esta região, conhecida como Grandes Lagos, tem um potencial enorme, temos oportunidade, mas temos leis e órgãos fiscalizadores que não ajudam”.
Para Carlão, a piscicultura deve ser vista como uma forma de rentabilidade para a região, que já possui dois frigoríficos de filé de tilápia. “Temos plenas condições de gerar renda e emprego e ainda movimentar um grande contingente de turistas de todo o País, que para cá vêm em busca de alternativas de divertimento e lazer”.
Carlão também manifestou seu apoio ao Movimento Peixe Legal, lançado pela Prefeitura de Santa Fé do Sul, cujo objetivo é garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, orientando os pescadores a praticarem a pesca esportiva (pesque e solte), para manter o equilíbrio do ecossistema.
Carlão comentou que recebeu a informação de que alguns turistas vindo de uma cidade da Grande São Paulo, levaram, recentemente, cerca de 200 quilos de tucunarés, “o que é um absurdo; isso é depredação do meio ambiente; por isso temos que fazer alguma coisa para acabar com esses abusos, promovendo a orientação das pessoas”, pregou.
A secretária da Agricultura, por sua vez, disse que o setor está cada vez mais complexo, com aumento de custos por causa das leis, o que tem diminuído a rentabilidade do negócio. “Precisamos de inteligência para nos organizarmos; de educação, para não pescarmos além do necessário; e promover o relacionamento, porque sozinho ninguém vai a lugar algum”, sentenciou.

O Aquishow foi realizado nos dias 17 e 18, com palestras, debates, visitas técnicas, praça de alimentação, shows artísticos e estandes de empresas fornecedoras de equipamentos, materiais, insumos e serviços, tanto para a atividade de piscicultura quanto para a pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário