terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Associação de produtores rurais de Nova Aliança pede apoio ao deputado Carlão Pignatari

Pequenos produtores de uma agrovila precisam
de recursos para alavancar negócios





Diversos integrantes de uma associação de produtores rurais de Nova Aliança se reuniram com o deputado estadual Carlão Pignatari, na noite de quinta-feira (dia 20/02), no recinto da Câmara Municipal da cidade para apresentar reivindicação de apoio. O encontro foi provocado pelo prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais (Jura).
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Osvaldo Ribeiro, os pequenos agricultores residem em um assentamento, uma espécie de agrovila, já bem estruturada, porém, eles necessitam de apoio para alavancar a produtividade e os negócios. “Tem muitos produtores de leite, outros cuidam de hortaliças, além de diversos ramos, mas não têm como alcançar um preço justo por seus produtos, devido aos atravessadores”, destacou Ribeiro.
Na oportunidade, o prefeito Jura pediu o comprometimento de Carlão para ajudar a associação. “Eles precisam de máquinas e implementos, mas não têm como adquirir”, explicou o prefeito.
O deputado Carlão, diante da crítica situação dos agricultores, colocou-se à disposição para ajudar a conquistar recursos do governo do Estado. Sugeriu a aquisição de tanques resfriadores de leite e a compra de um caminhão para transportar o produto. “Podemos também conseguir recursos para montar uma miniusina para processamento do leite, pasteurizando-o e ensacando-o”, opinou.
Para Carlão, entretanto, os próprios produtores precisam descobrir qual a principal vocação da agrovila, uma vez que não será possível implantar projetos para atender a todos ao mesmo tempo. Para isso, o deputado sugeriu que os produtores se reúnam com o veterinário e com o engenheiro agrônomo da Prefeitura para elaborar um pré-projeto. Depois, ele se incumbirá de convidar um agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de São José do Rio Preto, para discutir o assunto.
“De posse do projeto, eu posso encaminhá-lo aos órgãos governamentais e solicitar a liberação de recursos. Mas vocês é que precisam definir qual a melhor opção para a associação, num primeiro momento”, ressaltou o deputado Carlão.
Na oportunidade, o prefeito Jura informou aos produtores que vai asfaltar a rua principal da agrovila, com recursos já conquistados pelo deputado Carlão. Aproveitou ainda para reivindicar mais recursos para pavimentar a estrada, de aproximadamente um quilômetro de extensão, que leva até o assentamento.

“Vamos apoiar esses pequenos agricultores, que trabalham duro, de sol a sol, em busca do sustento de suas famílias. O governo do Estado tem recursos disponíveis para esses projetos e vamos contribuir para que possamos resolver essa questão”, prometeu o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário