quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deputado Carlão Pignatari cobra apoio à piscicultura da região a representantes do governo federal

Evento realizado em Santa Fé do Sul reuniu piscicultores e
representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura










Em evento realizado na Funec (Fundação Educacional) da Estância Turística de Santa Fé do Sul, o deputado estadual Carlão Pignatari cobrou mais apoio para a piscicultura do Estado de São Paulo e, em especial, da região Noroeste Paulista. O encontro, promovido pela Associação dos Piscicultores de Três Fronteiras e Região, contou com a presença de dois representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura: Maria Fernanda Nince Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, e Guilherme Vans Burns, diretor de Aquicultura em Águas da União.
Carlão destacou que o setor da piscicultura está em franca expansão, gerando emprego e renda para muitas pessoas, “porém falta regulamentação e mais apoio a esses piscicultores que buscam trabalhar na legalidade”.
O deputado comentou sobre a possível vinda do governador Geraldo Alckmin à região, nos próximos dias, oportunidade em que ele poderia assinar o decreto que regulamenta o licenciamento ambiental dos criatórios de alevinos e peixes da região.
A região de Santa Fé do Sul é uma das maiores em número de tanques-rede para a criação tilápias, cuja produção é encaminhada para abate nos frigoríficos de filé especializados.
Para Carlão, “não tem sentido o governador assinar um decreto desse naipe em São Paulo. Ele deve vir aqui, à beira d’água, junto com os piscicultores, para anunciar o decreto que regulamenta o sistema de licenciamento ambiental”, destacou.
O deputado também lamentou o fato de ter ocorrido poucas chuvas, o que tem provocando grande falta de água, principalmente para a geração de energia elétrica. “Espero que isso também não prejudique a piscicultura”, acrescentou.
Maria Fernanda Ferreira, por sua vez, pregou uma maior união de todos para que o trabalho tenha êxito. Disse que a questão do licenciamento ambiental é do Estado, mas colocou o Ministério da Pesca e Aquicultura à disposição para auxiliar na solução. A secretária também elogiou a atuação do deputado Carlão, que tem se empenhado para a regulamentação do setor, junto ao governo do Estado.
Também participaram do encontro o prefeito e a vice de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa e Elena Rosa; o presidente da Associação dos Piscicultores, Osvaldo Clóvis Carbone Junior; o presidente da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, Alcir Zaina; o presidente e a diretora pedagógica da Funec, Ademir Máschio e Sâmira Ambar Lins; o presidente da Câmara Setorial do Pescado do Estado de São Paulo, Emerson Esteves; além de representantes de vários setores.

“Foi uma reunião muito produtiva e espero que as ações concretas comecem a surtir efeito, pois os piscicultores respondem por uma grande parcela da economia da região”, concluiu o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário