quinta-feira, 28 de maio de 2015

Defesa Agropecuária: Governador do Estado lança Guia de Trânsito Animal eletrônica para aves

Deputado Carlão Pignatari participou da cerimônia
realizada no Palácio dos Bandeirantes




O governador Geraldo Alckmin lançou na tarde desta quarta-feira (dia 27/05), no Palácio dos Bandeirantes, a Guia de Trânsito Animal (GTA) para aves no Estado de São Paulo. O documento não mais será emitido em formulário manual. Os animais só poderão circular acompanhados da Guia (e-GTA) emitida por meio do sistema informatizado Gedave da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.
Com a nova ferramenta, o produtor poderá acessar o sistema de qualquer ponto que tenha conexão de internet, emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). A novidade vai beneficiar milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. Atualmente são emitidas cerca de 1,4 milhão de guias por ano no Estado de São Paulo.
A ação faz parte do sistema informatizado Gedave – Gestão de Defesa Animal e Vegetal – desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais, tudo com muito mais comodidade, facilidade e rapidez.
Além disso, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de animais e melhor controle sanitário.
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou da cerimônia em que o governador também assinou decreto para que a Secretaria intensifique a adoção de medidas preventivas, com o intuito de evitar a chegada da Influenza Aviária no Estado.
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, o decreto assinado por Alckmin prevê a instituição de um Comitê que visa planejar, integrar e estabelecer as medidas preventivas, de controle e de erradicação para a avicultura industrial e para o segmento que envolve as aves silvestres cativas, migratórias, autóctones e de criações informais.

O deputado Carlão Pignatari, líder da Bancada Tucana na Assembleia Legislativa, manifestou que, por ser também empresário do ramo avícola, tem profundo conhecimento sobre o assunto. Assim, todos os avicultores e frigoríficos devem ficar atentos para os procedimentos corretos, visando transportar as aves de posse do documento legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário