quinta-feira, 30 de julho de 2015

Testes da vacina contra a dengue avançam

Pesquisadores do Instituto Butantan estão em fase de finalização da vacinação dos voluntários; resultados são promissores

O Instituto Butantan está quase finalizando a vacinação dos últimos voluntários da fase 2 dos testes da vacina contra a dengue. O trabalho é realizado em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, em inglês), dos Estados Unidos, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 
A proposta desta fase do estudo clínico é demonstrar que a vacina é segura e que o sistema imunológico dos voluntários imunizados desenvolve anticorpos necessários para combater os quatro sorotipos dos vírus da dengue.

Fase 3 - final
Com o intuito de conseguir obter mais rapidamente a autorização para iniciar a última etapa (fase 3), em que deve ser demonstrada a eficácia da vacina no combate à dengue, os pesquisadores do Instituto Butantan submeteram antecipadamente (em abril) à Anvisa o protocolo do estudo clínico. Essa fase do estudo estava antes prevista para ser iniciada no final de 2015 ou no início de 2016.
A estimativa dos pesquisadores é que a Anvisa autorize a realização dos ensaios clínicos de fase 3 tão logo apresentem à agência regulatória os resultados da resposta imunológica dos participantes do estudo clínico de fase 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário