terça-feira, 22 de setembro de 2015

Deputado Carlão Pignatari participa de evento em que secretário expôs Programa Santa Casa Sustentável

Objetivo é proporcionar aos municípios pequenos
prestar um atendimento de saúde de qualidade




O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, participou, na tarde desta terça-feira (dia 22/09), de evento no Parlamento paulista em que o secretário de Estado da Saúde, David Uip, e o secretário-adjunto, Wilson Modesto Pollara, apresentaram detalhes do o Programa Santa Casa Sustentável. A reunião aconteceu no Plenário Tiradentes na Assembleia Legislativa, na CPI das Santas Casas.

Na oportunidade, o secretário David Uip e o adjunto Pollara demonstraram a incapacidade dos municípios pequenos de prestar um atendimento de saúde de qualidade e falaram sobre a necessidade de especialização e destinação adequadas a hospitais e equipes, bem como de formação de redes de atendimento.

O programa teve início em janeiro de 2014 e já vem apresentando resultados positivos, unindo toda a rede de santas casas e hospitais filantrópicos, distribuindo obrigações para cada um de acordo com sua capacidade de atendimento. De acordo com o secretário, dos participantes no programa, 50% são hospitais filantrópicos e 56% dos atendimentos são através do SUS realizados por filantrópicos.

Uip acrescentou que o Santa Casa Sustentável é um programa de cooperação mútua dividido em três classificações: Hospital Estruturante – de alta complexidade; Hospital Estratégico – para doentes de baixa complexidade –; e Hospital de Apoio – para doentes crônicos.

Os secretários informaram que o Estado auxilia as Santa Casas com um forte apoio financeiro. Para os Estruturantes, são repassados 70% sobre o faturamento do SUS; Estratégico, 40% e de Apoio, 10% sobre o faturamento do SUS mais R$ 300 por leito por dia. O governo do Estado está investindo nesse programa R$ 535 milhões.

A rede no Estado é formada por 69 Hospitais de Apoio, 39 Hospitais Estratégicos e 17 Hospitais Estruturantes.

O secretário David Uip disse que a caminhada não é fácil, mas o Governo está trabalhando e investindo por mais difícil seja a situação que o País vem passando, e que o governo federal também precisa fazer a sua parte.


O deputado Carlão Pignatari endossou as palavras do secretário e reafirmou que o governo do Estado está de parabéns, ajudando as santas casas e cobrou uma atitude do governo federal, que “fez muita balbúrdia na campanha eleitoral e agora não cumpre o que prometeu. Quem sofre é a população mais carente, que necessita do atendimento”, destacou Carlão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário