sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Governador Alckmin anuncia vacina contra a dengue nesta sexta-feira, diz deputado Carlão Pignatari

Cerimônia acontecerá às 16 horas no Palácio dos Bandeirantes


O governador Geraldo Alckmin anunciar nesta sexta-feira, às 16 horas, no Palácio dos Bandeirantes, primeira vacina da América Latina contra a dengue. O Instituto Butantan pediu autorização para avançar à última fase de testes da vacina contra a dengue há oito meses e a recebeu nesta sexta-feira.

A informação é do deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, que está acompanhando o governador Alckmin em visita às cidades de Populina e Santa Salete, para inauguração de obras.

A solicitação sobre a vacina contra a dengue foi feita à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O objetivo é avançar para a fase 3 da pesquisa clínica, etapa em que será analisada a eficácia do produto contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

De acordo com o Butantan, a última fase da pesquisa será realizada no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e em outros 13 grandes cidades do país.

Agentes do programa Saúde da Família, vinculado às unidades básicas de saúde, devem ajudar no recrutamento de voluntários. A estimativa que a vacinação de todos os 17 mil voluntários leve até um ano.

Além de adultos, também serão vacinados adolescentes e crianças com ou sem histórico de infecção anterior pelo vírus da dengue. Em seguida, é feita a coleta de exames para acompanhamento.

A chegada do verão, quando há aumento na proliferação do mosquito Aedes aegypti e de casos de dengue, não deve trazer prejuízo aos testes.


“É um passo muito importante que o Estado de São Paulo está dando para combater um dos males que vêm prejudicando nossa população. Essa vacina será muito importante para extinguir mais esta doença perigosa, que leva até à morte”, disse o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário