quinta-feira, 10 de março de 2016

Deputado Carlão Pignatari debate legalização de áreas ociosas com reitor da USP

Instituição possui muitas áreas em todo o Estado, que podem ser utilizadas para fins residenciais ou comerciais



O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, reuniu-se com o reitor da USP (Universidade de São Paulo), Marco Antonio Zago, para discutir sobre a legalização de áreas ociosas pertencentes à instituição. Em levantamento feito ainda em 2014, a USP contabilizava cerca de 200 imóveis de heranças sem testamento. Carlão estava acompanhado do presidente do Programa Cidade Legal, da Secretaria da Habitação, Renato Góes.

O presidente do Cidade legal explicou para o reitor que a Secretaria de Habitação tem interesse em regularizar as áreas da USP ocupadas por família de baixa renda, em todo o Estado. São áreas que a universidade não tem interesse de uso e, por este motivo, as famílias foram construindo casas. 

Em Tanabi, por exemplo, cidade da região Noroeste Paulista, existe um bairro Sítio do Estado constituído por 700 casas que foram construídas há 30 anos e com recursos municipais foi feita toda a infraestrutura para abrigar as famílias. São famílias de baixa renda e que estão interessadas também na regularizaram dos terrenos das suas casas. 

O reitor disse que o primeiro passo seria fazer um levantamento de todas as áreas que estão sendo ocupadas e que a universidade tem interesse de estar regularizando os terrenos. De acordo com o reitor, as áreas poderão servir para o desfavelamento em muitos pontos críticos do nosso Estado. 

Para o deputado Carlão Pignatari é de grande importância essa parceria da Secretaria com a Universidade, pois vai ajudar as famílias regularizarem suas casas e também vai fazer com que o Estado ajude as famílias que necessitam de uma casa para morar. 

”Será muito importante conseguirmos regularizar essas áreas, onde muitas famílias investiram recursos para construir suas moradias, o maior sonho de todo trabalhador, que é ter sua casa própria. Como a USP não tem interesse nessas áreas, vamos cumprir um grande trabalho social, resolvendo essas questões fundiárias”, destacou o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário