terça-feira, 18 de outubro de 2016

Deputado Carlão Pignatari e prefeito eleito de Santa Fé do Sul buscam melhorias na Secretaria da Agricultura

Ademir Maschio reivindicou Melhor Caminho para estradas rurais e licenciamento ambiental para a piscicultura



O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, esteve, juntamente com o prefeito eleito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, em audiência com o secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, nesta segunda-feira (dia 17/10). Na oportunidade, Carlão e Ademir apresentaram algumas reivindicações da cidade ao secretário.

Eles pediram que Jardim libere recursos do programa Melhor Caminho para melhorias em algumas estradas rurais do município. O benefício também foi solicitado pelo deputado para Votuporanga. Os dois municípios possuem muitas pequenas propriedades rurais, que necessitam de estradas em perfeitas condições para escoar a produção agrícola.

O Programa Melhor Caminho visa oferecer estradas com boas condições operacionais, segurança e trafegabilidade, além de minimizar efeitos erosivos e assoreamento dos cursos d’agua, conservação e prolongamento da vida útil da estrada, entre outras melhorias. 

Por outro lado, Carlão aproveitou para solicitar ao secretário uma maior agilidade na regulamentação para a prática da piscicultura, visando facilitar o licenciamento ambiental.

A piscicultura pode ser compreendida como a produção de peixes em cativeiro (tanques rede), ou seja, o estoque é privado, diferentemente da pesca, cuja produção não depende de cuidados do homem e a propriedade só ocorre com a captura. Santa Fé do Sul possui muitos piscicultores, que dependem da regulamentação para poderem atuar.

Carlão vem trabalhando esse tema há vários anos, para contribuir para a cadeia produtiva do pescado na região, que, de acordo com o deputado, “gera emprego e renda, aquecendo a economia regional. Além disso, a região possui um grande potencial, com muitos rios e lagos formados por hidrelétricas, o que propicia uma grande fonte para o cultivo de peixes”.

O secretário Arnaldo Jardim informou que os órgãos competentes já estão elaborando uma proposta para regulamentar o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário