quinta-feira, 13 de abril de 2017

Lideranças de Guaratinguetá pedem apoio do deputado Carlão para reativar Pronto Socorro

PS foi transferido da Santa Casa para outro hospital
e, segundo vereador, já não atende a demanda



Diversas lideranças da Estância Turística de Guaratinguetá solicitaram a intervenção do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) para a reativação do Pronto Socorro da cidade. O vereador Marcelinho da Santa Casa enviou um ofício a Carlão, no qual explica todo o processo que motivou a queda de atendimento da população.

De acordo com o vereador, o ex-prefeito da cidade, com o intuito de ampliar o atendimento, firmou um acordo com o Hospital e Maternidade Frei Galvão, entidade privada, que acabou tirando o PS da Santa Casa, levando-o para suas dependências. “Contudo, essa parceria não atende mais a demanda do município pelos serviços de saúde e do pronto atendimento”, acrescenta.

Para piorar a situação, segundo relata o vereador, o Pronto Socorro “é vastamente utilizado pelos moradores da cidade, bem como das cidades circunvizinhas, como Aparecida, Potim, Lorena, etc., gerando grande demanda de recursos financeiros, humanos e estruturais”.

Entretanto, para que o PS volte à responsabilidade do município, é necessário que seja instalado nas dependências ou próximo a um hospital. O vereador explica ainda que atualmente, a Santa Casa está alojada próxima de um prédio pertencente à Segurança Pública, sendo sede do 1º Distrito Policial e da Delegacia da Mulher, mas seria o prédio ideal para o Pronto Socorro.

Diante disso, o deputado Carlão Pignatari, acompanhado do prefeito de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva e a primeira-dama Andréa Elisa Évora; do vereador Marcelinho e do assessor Bruno Santos, esteve em audiência com o secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, na tarde desta terça-feira (11/04), quando expôs a situação.

Nas tratativas com o secretário adjunto, ficou acordado que os dois órgãos da Polícia Civil podem continuar funcionando normalmente no prédio, que em nada prejudicará o trabalho do Pronto Socorro. Sérgio Turra esclareceu que iria encaminhar a solicitação para um estudo mais aprofundado.

“É uma situação de extrema urgência e temos que buscar uma solução rapidamente, para que o Pronto Socorro de Guaratinguetá volte a funcionar em sua plenitude, oferecendo atendimento digno a toda população que necessita cuidar da saúde”, destacou o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário